O que seu corpo está tentando te contar?
- O Mundo Mãe

- 3 de mai.
- 3 min de leitura
Descubra como o muco cervical pode ser o seu maior aliado na jornada para engravidar.

Você já parou para reparar nos sinais que o seu corpo te dá ao longo do ciclo menstrual? Às vezes, no meio da correria do dia a dia, nem percebemos… Mas ele fala com a gente o tempo todo — e especialmente quando estamos tentando engravidar, esses sinais se tornam ainda mais valiosos. Um deles é o muco cervical, um verdadeiro mensageiro do seu período fértil.
O muco cervical é a secreção natural do útero que aparece ao longo do seu ciclo menstrual, indicando o seu período fértil e o dia da sua ovulação. Normalmente, ele não tem cheiro e pode ser notado na sua roupa íntima. Além de auxiliar na gravidez, o muco cervical preserva a saúde do útero com seus anticorpos, dificultando a passagem de vírus e bactérias.
Para entender como o seu muco cervical funciona, precisamos falar sobre as fases da sua menstruação. É como se o seu corpo dissesse: "Ei, agora é a hora!"
A primeira fase é a folicular, que dura em média 14 dias e se inicia no primeiro dia do ciclo, onde, devido ao fluxo de sangue, o seu muco cervical quase não aparece ou é difícil de ser notado.
Após a menstruação, a produção do hormônio estrogênio aumenta e o óvulo é preparado para ser liberado. Nesse período, você vai perceber que a quantidade do seu muco cervical ainda é baixa, apresentando um aspecto leitoso, esfarelado ou pegajoso, de coloração branca e com uma consistência mais firme. Também é normal que a sua vagina aparente estar mais seca, preparando-se para a próxima fase.
A segunda etapa do ciclo menstrual é a fase de ovulação, onde você vai entrar no seu período fértil e ter maior probabilidade de engravidar! Essa fase costuma acontecer entre o 10º e 14º dia do ciclo e pode durar até 6 dias.
Você vai notar que o seu muco cervical fica mais abundante, espesso, viscoso e esbranquiçado. Nos dias que se seguem, ele vai atingir um aspecto mais cristalino, e olha só que mágico: quando ele se apresenta com aquele jeitinho de clara de ovo cru — elástico, transparente e escorregadio — ele está sinalizando que você está no seu período mais fértil. Ou seja: é o momento perfeito para tentar engravidar.
Nesse momento, o muco cria o ambiente ideal que vai ajudar a passagem dos espermatozoides prolongando o tempo de sobrevivência e se movimentando com mais facilidade até o óvulo. Então é normal que você perceba a sua vagina mais úmida nesse período. E o melhor de tudo? Você não precisa de exames caros ou equipamentos sofisticados para observar isso. Basta olhar para si mesma com mais carinho, mais atenção e presença.
Se você engravidar, o seu muco cervical ficará mais grosso e esbranquiçado por toda a gestação. Porém se você não engravidar, o seu ciclo menstrual avança para a fase lútea, onde ocorre o aumento do hormônio progesterona e o seu corpo se prepara para iniciar um novo ciclo. Você vai perceber que o seu muco cervical estará mais seco do que nas outras fases, apresentando uma quantidade menor ou ficando até inexistente.
Durante as tentativas para engravidar, você também pode alinhar o acompanhamento do seu muco cervical com a sua temperatura basal, método que indica o seu período fértil e ovulação através da medição da sua temperatura corporal!
Se quiser, você pode anotar as mudanças do seu muco cervical em um caderno ou aplicativo de ciclo — criando assim uma espécie de mapa do seu corpo. A consistência, a cor e a frequência dessas mudanças ao longo dos dias vão te ajudar a entender quando a ovulação está próxima.
Não subestime o poder do seu corpo. Ele é sábio. Ele fala. E quando você aprende a ouvir, tudo pode ficar mais claro.
E você, está passando por esse momento de tentativas, compartilhe com uma amiga que também está nessa jornada. Dividir é acolher. Temos conteúdos incríveis para vocês aqui no blog! Nos acompanhe em @omundomaeoficial para mais conteúdos como este!




Comentários