Infertilidade: quais os caminhos para eu ser mãe?
- O Mundo Mãe

- 3 de mai.
- 3 min de leitura
Se você está tentando engravidar e descobriu que é infértil, saiba que nem tudo está perdido. Nesse artigo você vai conhecer algumas alternativas para viver o sonho de ser mãe!

Nos filmes, nas novelas e até entre as nossas amigas… parece ser tão simples engravidar, não é? Dá a impressão que em qualquer deslize a gente pode ficar grávida. Mas acontece que nem sempre é assim. Na vida real, a gente acaba esquecendo que cada pessoa e cada organismo funciona de jeitos diferentes.
É por isso que a infertilidade é mais comum do que parece. A gente só não encontra essas histórias sendo contadas nos filmes, novelas ou entre as novas amigas. E por quê? Por que não falamos mais abertamente sobre esse assunto?
A infertilidade é comum porque pode ser provocada por vários motivos, como a endometriose e a síndrome dos ovários policísticos. Às vezes ficamos tão preocupadas em fazer todos os exames e checar se somos inférteis, que esquecemos que a infertilidade pode se dar também em nossos parceiros. Pouco se fala sobre a infertilidade masculina, por isso tente conversar com o seu parceiro e façam juntos todos os processos e exames, para descobrirem que tipo de tratamento vocês podem adotar.
Outro diagnóstico pouco comentado é a Infertilidade Sem Causa Aparente. Ele é apresentado quando todos os resultados dos exames estão normais, mas ainda assim há o quadro de infertilidade. Nesses casos o mais indicado é que você procure um especialista em Fertilidade, porque é difícil identificar as causas da infertilidade em exames ginecológicos rotineiros. O nosso dia-a-dia já é uma correria, imagina juntar com o medo de não engravidar, o estresse e a ansiedade. Todos esses fatores podem provocar a Infertilidade Sem Causa Aparente, por isso, dividir essas preocupações e fazer um acompanhamento psicológico pode ser uma boa alternativa nesse processo.
A boa notícia é que a medicina e a tecnologia avançaram bastante nos últimos anos, então já existem métodos de reprodução assistida para você realizar o sonho de ser mãe, como a fertilização in vitro, a inseminação intrauterina, a indução da ovulação e a injeção intracitoplasmática de espermatozoide.
Um dos métodos mais procurados é a FIV (fertilização in vitro), ou seja, fertilização no laboratório. Nele é retirado o óvulo da tentante e a fecundação pelo espermatozoide é feita em laboratório. Os embriões se desenvolvem fora do corpo da mulher, são selecionados e transferidos para o útero da tentante. Depois, é necessário fazer o acompanhamento com o seu médico para se verificar se a gestação se desenvolve de forma saudável. Esse procedimento é muito indicado em casos de endometriose, infertilidade masculina e infertilidade sem causa aparente.
Outro método muito indicado em casos de infertilidade é a inseminação artificial, conhecida também como inseminação intrauterina. Nela, os espermatozoides são colhidos pelo laboratório e introduzidos no interior do útero, para que os óvulos sejam fecundados. Nesse método a fecundação é feita dentro do corpo da pessoa tentante.
Os procedimentos da FIV e da inseminação artificial podem ter valores expressivos se você escolher realizar todo o processo em clínicas particulares. Mas saiba que já existem alguns hospitais públicos cobertos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) que realizam parte do processo da FIV, como as consultas ginecológicas ou a própria fertilização in vitro, e você realiza apenas o pagamento de alguns medicamentos ou procedimentos específicos.
Então se você deseja tentar a FIV, mas não tem condições de arcar com toda a despesa de um acompanhamento particular, consulte os hospitais públicos nas cidades que oferecem esse serviço. São elas: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Natal (RN), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP) e Porto Alegre (RS). No Instituto de Ginecologia da UFRJ, na cidade do Rio de Janeiro, há a possibilidade de optar pela inseminação artificial. Aproveite e se informe sobre quais hospitais oferecem esses serviços e confira quais são os procedimentos que você pode realizar gratuitamente.
Mas se você não quer passar por nenhum desses procedimentos e mesmo assim o sonho de ser mãe enche o seu coração de alegria, ainda há uma alternativa: a adoção! Para esse passo é preciso um grande preparo seu e da sua família, já que a expectativa era de gerar uma criança e viver a experiência de engravidar. Então pergunte a si mesma se existe a possibilidade de ser mãe por meio da adoção e consulte a Vara da Infância e da Juventude da sua cidade para saber mais informações sobre esse processo.
Seja a FIV, a inseminação artificial ou a adoção, é bom saber que existem diferentes caminhos para ser mãe! Nós d’O Mundo Mãe estaremos aqui para te acompanhar em cada uma das suas decisões. Compartilhe com a gente qual dessas alternativas você achou mais interessante e não deixe de seguir as nossas redes sociais pra gente continuar essa conversa!




Comentários